Publicação em destaque

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Chile. 11 de Setembro de 1973.

Há exatamente 40 anos, outro 11 de Setembro,  que não o de 2001 nos EUA, ocorreu no Chile em 1973 e as suas consequências repercutem-se até hoje.

Pinochet, um ditador, um assassino sem pudor nem humanidade, subiu ao poder através do golpe de Estado militar, que concretizou nesse dia fatídico, com o apoio da CIA.


O seu regime hediondo durou uma eternidade para as mães e os pais que perderam os filhos, as mulheres que perderam os maridos e os maridos que perderam as mulheres, violadas, torturadas e por fim assassinadas. Muitos continuam desaparecidos até hoje.


Salvador Allende, o Presidente, que tinha sido eleito democraticamente, morreu no Palácio de la Moneda, bombardeado pela força aérea ao serviço de Pinochet, às 14:15 do fatídico dia 11 de Setembro de 1973.



Como milhares de pessoas que foram brutalmente torturadas e assassinadas, encerradas num estádio de futebol, também  o poeta e cantor da  Nova Canção Chilena,  Vitor Jara, cujas canções nós cantávamos, foi preso, torturado e fuzilado. Deceparam-no e o seu corpo foi abandonado na rua de uma favela de Santiago
.

Pinochet manteve-se no poder de 1973 a 1990, instaurando uma das mais brutais ditaduras que o mundo conheceu.
Milhares de pessoas foram e continuam dadas como desaparecidas. Até hoje.
A história deste dia fatídico e de todos os outros que se lhe sucederam, continuam a ser contadas. O fim ainda não chegou. Nem tudo é conhecido.

O corpo do Presidente SalvadorAllende é carregado para fora do Palácio de La Moneda pelos militares de Pinochet, no dia 11 de Setembro de 1973.

 Ainda hoje me arrepio ao lembrar a hora em que soube do Golpe de Pinochet e da morte de Salvador Allende. Eu estava sentada no bar da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa. Alguém, não me lembro quem, deu-me a notícia fatídica. O sonho que tínhamos acalentado com o Governo de Allende, tinha-se esboroado em instantes de dor e  amargura. Chorei livremente e, ainda hoje, passados 40 anos, as lágrimas teimam em cair e sinto a mesma raiva por Pinochet. E por todos os ditadores.


http://youtu.be/PIsmf8FeaZU
Chile, Las Imágenes Prohibidas - Capítulo 1 - Full Internacional

Último discurdo de SalvADOR aLLENDE

http://youtu.be/xZeEfXjTNu4

Sem comentários: